quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ictiológo??










é basicamente o quero me Especializar.. 


A ictiologia é a área da zoologia (ciência que estuda os animais) dedicada aos peixes e, acredite, ela é antiga. Embora os primeiros registros sobre esses animais tenham surgido na Grécia Antiga, foi na época das grandes navegações, entre os séculos 15 e 16, que os europeus desenvolveram mais estudos sobre eles. Já o Brasil era um "peixe fora d'água" no assunto até 1970, quando a ictiologia começou a ser estudada nas universidades e o ictiólogo passou a ser considerado um profissional. 


Apesar de não existirem subdivisões definidas, o ictiólogo pode trabalhar em três diferentes áreas: ecologia, etologia e sistemática. A ecologia estuda a relação dos peixes com o meio em que vivem. A etologia analisa o comportamento desses animais. Na sistemática, o profissional trabalha classificando as espécies, o que não é moleza, pois existem mais de 26 mil delas conhecidas até hoje! Aliás, sabe como ele diferencia essas espécies? Pela forma e colorido do corpo, pelo número de fileiras de escamas, espinhos e raios das nadadeiras, além de outras características externas. 


O ictiólogo pode mergulhar em rios e mares para estudar os peixes em seu hábitat natural ou trabalhar em museus ou universidades, fazendo pesquisas.


Mas se você está pensando que a vida de um ictiólogo é só mergulhar e ver os peixes, pode ir tirando o seu cavalo-marinho da chuva... Nessa área você deve estudar muito, para estar sempre atualizado com as descobertas de novas espécies e dar aulas em universidades. Para seguir essa carreira, deve-se cursar primeiro a faculdade de biologia, depois fazer pós-graduação em zoologia e se especializar em ictiologia! Para quem estiver interessado, o ictiólogo do Museu Nacional dá uma dica: "Pegue seu próprio peixe e monte um aquário para colocá-lo dentro. Depois, divirta-se cuidando dele." Então, se você se encantou com a profissão, siga a sugestão e mergulhe fundo nessa idéia! 


Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/1748/quando-crescer-vou-ser-ictiologo



Nenhum comentário:

Postar um comentário