domingo, 21 de agosto de 2011

Baleia jubarte


BALEIA JUBARTE
Ordem: Cetácea
Subordem: Misticetos
Família: Balaenoptera
Espécie:  Megaptera novaeangliae

ANATOMIA: A baleia Jubarte é um dos grandes cetáceos que habitam o nosso planeta, sendo encontrada em praticamente todos os oceanos. Corpo robusto. Adultos em geral, medem entre 12 e 16m e podem pesar mais de 40 toneladas. Dorso preto com manchas brancas irregulares na barriga. Nadadeiras peitorais e parte ventral da nadadeira caudal variam do preto total ao branco total, com padrões intermediários. Quilha central sobre a cabeça, que é arredondada e repleta de calosidades ou tubérculos. A nadadeira dorsal é pequena, achatada e situa-se sobre pequena corcova. A nadadeira caudal tem forma de asa de borboleta, com bordas recortadas. Nadadeiras peitorais muito longas, correspondendo a 1/3 do comprimento do corpo. Possui de 250 a 400 pares de barbatanas de coloração cinza-escuro ou marrom. Apresenta de 12 a 36 pregas ventrais, que estende-se até perto da abertura genital.

REPRODUÇÃO: Os machos disputam as fêmeas com lutas entre si e comportamentos agressivos. Nas áreas de reprodução a estrutura de grupo mais comumente observada são pares de fêmeas com filhotes acompanhadas de um ou mais machos denominados “escortes”. A maturidade sexual é alcançada com aproximadamente 11m. A gestação dura cerca de 1 ano.
As fêmeas dão à luz a um único filhote que ao nascer mede cerca de 5m e pesam 1,5 tonelada. A amamentação dura de 6 a 10 meses. O intervalo médio entre as crias é de 2 anos. Pode viver, pelo menos, 40 anos.

ALIMENTAÇÃO: Principalmente no verão, em águas frias. Alimenta-se de krill, copépodes e pequenos peixes que formam cardumes. Possuem uma série de técnicas alimentares altamente especializadas.

COSTUMES: Nada sozinha, em pares ou trios mas pode formar grupos temporários maiores nas áreas de alimentação e reprodução. São consideradas as mais acrobáticas e dóceis baleias, saltando e mostrando sua nadadeira caudal muitas vezes bem perto das embarcações. Seu borrifo tem o formato de um balão e alcança até 3 metros de altura, sendo bastante visível a grandes distâncias. Costuma projetar a nadadeira caudal fora da água antes de iniciar um mergulho profundo. Os machos costumam emitir sons semelhantes a canções que podem durar de 6 minutos até mais de uma hora nas áreas de reprodução para atrair e cortejar as fêmeas. Apresentam um
complexo comportamento social. Quando molestada, pode soltar bolhas pelo orifício respiratório na água e emitir um barulho parecido com um som de trompete, como sinal de alerta. Espécie cosmopolita. No verão, alimenta-se próximo aos pólos e no inverno migra para os trópicos para se reproduzir e criar seus filhotes. Possui hábitos costeiros mas pode ser encontrada também em ilhas oceânicas como Fernando de Noronha e Trindade. No Brasil, ocorre desde o Rio Grande do Sul até o nordeste. O Banco de Abrolhos, na Bahia, constitui uma importante área de reprodução e cria no Atlântico Sul Ocidental, e a única devidamente comprovada até o momento (suspeita-se que na costa nordeste do Brasil possa existir outra). Inimigos Naturais: As orcas (Orcinus orca), as falsas-orcas (Pseudorca crassidens) e
possivelmente os grandes tubarões (Família Carcharhinidae).

 
Fonte:http://www.baleias.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário